quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Reminiscências da Minha Adolescência

          Decidi mergulhar na reminiscências da minha adolescência,época que nem a net existia(rsrs...),mas os problemas interiores eram os mesmos.Quem tiver paciencia de ler até o final,irá ter algumas noções de uma época bem diferente do ponto vista tecnológico e científico mais identica  nos problemas emocionais.
          Começo falando do lar,aonde era acolhido com meus complexos e questionamentos interiores. Se observar na foto a casinha amarela, era lá aonde morava. Uma casa que tinha dois vão... Ali convivia com minha vó materna,mãe,um irmão e uma irmã...Tinha perdido meu pai quando tinha 1 ano e meio...Nesta casa aonde éramos iluminados pela luz frágil da lamparina,ao mesmo tempo recebia a luz intensa de pricípios morais e éticos que até hoje  norteiam minha existência...
        Era um adolescente de uma  classe social que  não me permitia consumir produtos direcionados a minha faixa etária...Supria o meu tempo praticando esporte, gostava muito de correr e esta atividade hoje é responsável por manter um bom peso (rsrs..) 
       Na adolescência sentia-me rejeitado, por não ter o requisito que achamos mais fundamental nesta faixa etária: a beleza física.Nunca aprendi a dançar... ou seja não participava de eventos sociais...e a solidão foi minha melhor e mais longa companheira.. Isto me conduziu ,hoje reconheço, para a leitura.. Privado de beleza fisica, fui alimentando  o meu intelecto e percebi que também é uma "beleza" valorizada...Ficamos irritados quando percebemos que os mais bonitos,levam uma imensa vantagem sobre a nós (rsrs..) Aí manisfestamos  inveja  colocando adjetivos  depreciativos (rsrs..)Claro que era desengonçado e extremamente tímido...Achava que por não ser privilegiado no jogo da conquista, era crítico na forma como os "homens" adolescentes  refere-se as suas conquistas ( que chamo de satisfação de seus egoismo e não para construir uma relação..)Não me sentia bem, em vê-los  tratar as mulheres como objetos... Claro que  nesta idade, isto me causava insegurança com relação a minha masculinidade...Não pelo ser masculino, e sim segundo critérios usados :A quantidade de garotas com que se ficam.. ou a relação sexual praticada o mais cedo possível..Hoje vejo que este modelo do macho é equivocado. Nesta idade vc acha que o modelo está corretos e  qualquer pensamento diferente totalmetne errado..Por não compartilhar  dos valores do machismo:competetividade,gabolice,egoísmo... e ainda não ter uma carcaça que ajudava a entrar no jogo da conquista (rsrs), buscava me isolar cada vez mais.. Claro q desprovido da aparencias fisica e rejeitando os valores machista, não me sentia interiormente feliz. Porque levamos muito em conta aquilo que nos é imposto como valores absolutos.Assim começava, mesmo sofrendo interiormente, e ainda se Sentindo rejeitado exteriormente , um pensamento contrário a esta doença chamada "MACHISMO". E percebendo a ideia de que   nem toda beleza   é fisica e que nem todo conceito imposto é correto.
          A minha adolescência, lembro-me mais das brincadeiras do que das conquistas...Não por opção mas por faltas delas (rsrs...) Època que as festas começavam às 20h e terminavam às 24h..Hoje vejo os adolescentes indo para as festas a partir das 24h... tantas coisas mudaram neste período,menos as angústias e incerteza interiores...

2 comentários:

  1. Xú, meu amado.....
    Lendo este relato da sua vida, sinto como é gostoso conviver estes 15 anos e meio contigo. Você é um SER tão PURO, ÍNTEGRO, que conquistou a parte mais importante do meu SER - o CORAÇÃO! Te amo!
    Irene

    ResponderExcluir
  2. Olá Non!
    Passando para dar uma espiadinha!
    Quanto a suas memorias...È bem assim mesmo!
    No universo adolescente achamos que somos os únicos feios, desajeitados, estranhos perdidos no mundo mas, até mesmo os ditos "bonitos" passavam por torturas existenciais.Outras torturas, mas passam.Ser popular é uma ansiedade de todo adolescente que precisa fazer parte de algum grupo e para tal precisa se destacar em alguma coisa.Seja atributos físicos (os mais ansiados pois abrem portas mais facilmente ) , atributos intelectuais, esportivos, artisticos e por ai vai!
    As meninas da minha época mais populares nao era exatamente as mais bonitas e sim as mais "desinibidas", se é que voce me entende.
    Também não sei dançar e era extremamente tímida e nunca dancei em festas, apesar de ter ido há varias .Mas era uma tortura quando vinha algum menino me pedir pra dançar e eu dizia não,hahahaha!Comecei a namorar tarde para os padroes da época e por opção.
    Essas tensões fazem parte da historia de nossa personalidade e dizem mais da gente do que as vezes gostariamos!
    Aposto que voce nem era tão feio quanto está se pintando,e com certeza deveria ter um monte de garotas suspirando por voce, só que nessa fase a gente não percebe bem as coisas.Uma espinha que nasce no rosto , por exemplo, torna-se mais importante que tudo em volta rssss.
    Boa Quarta com cara de segunda...
    Que seja abençoada essa semana curtinha nesse novembro ligeiro e úmido .

    ResponderExcluir