terça-feira, 29 de março de 2011

4 Ancestrais de Cristo:Incestuosa,Prostituta,Adúltera e uma Gentílica.



                    A genealogia descrita por Mateus 1:1-16, traz o nome de 5 mulheres. Além de Maria, mãe de Cristo, chama atenção as outras quatro.Uma incestuosa,uma prostituta,uma adúltera e uma ímpia. Pessoas que seriam julgadas de forma negativa,por qualquer pessoa estritamente religiosa em sua época.Vamos falar um pouco de cada uma:

         TAMAR: Sua história esta descrita no capitulo 38 de Gênesis. No versículo 6, ela é escolhida por Judá, o quatro filho de Jacó,para se casar com o filho mais velho Er.O seu esposo  era um homem mau diante de Deus ;pelo que o Senhor o matou(v.7 ). Como Er morreu sem deixar herdeiros,o seu outro irmão Onã,teria que possuir Tamar. Assim a lei descrita em deuteronômio 25:5(V.8) teria que ser cumprida. Onã Levado por sentimento de avareza, descumpre a lei. Na hora do ato sexual, ele ejacula na terra (v.9), (deste ato de Onã surge a palavra onanismo,a outra forma como é conhecida  a masturbação,mas essa é outra história)  para não haver possibilidade de gerar um herdeiro para seu irmão Er e teria que diminuir a sua herança.Vendo seu direito desrespeitada e abandonada,Tamar usa de uma artimanha para reinvidicar aquilo que lhe é justo. Espera se encontrar com Judá, escondendo sua identidade. (v.13). Se veste de prostituta(v15,21).Deste caso incestuoso ela fica grávida (v.24). Começa  a ser julgada pela aparência e não pelos fatos acontecidos.Condenada a ser queimada em público (v24), ela manifesta a sua defesa, mostrando provas irrefutáveis de seu direito como mulher e esposa (v26). E assim ela fica na história ,na genealogia de Cristo.
CONTINUA....

José Alencar : Exemplo de vida!!

     
              

   " Não tenho medo da morte, mas
não a desejo".

                                                       Assim José  Alencar encarava a situação irreversivel do seu estado de saúde. A sua morte hoje, é o final de uma história que todos de uma forma ou de outra acompanhava! Vai se o homem,que fique o exemplo de perseverança e simplicidade.

quinta-feira, 24 de março de 2011

O homem em suas dimensões :Vertical e horizontal.

         
      Fico pensando se Deus tivesse nos criado,no lugar de Adão.Nos acharíamos totalmente completo,conversando com Deus,e  assim não sentiríamos falta de uma vida social.Mas a bíblia nos traz algo bem diferente ,daquilo que entendemos do que seria uma vidad ideal.Muitas  vezes realçamos de forma excessiva o aspecto religioso,e formamos pessoas nas igrejas deficientes em outras áreas, tão essenciais na constituição plena da natureza humana.
        Em Gênesis 2:21 Deus sente que o homem não é um projeto completo,enquanto buscar  o aspecto vertical,sem conseguir traduzir sua ações no horizontal..Ele precisa se encontrar também no plano horizontal,não só o olhar para cima, ele precisa olhar ao lado.Interessante que o apóstolo João nos revela esta duas necesidades de nossa existência em : João 3:16 e 1 João 3:16.Não é um jogo de numerologia,mas a revelação de dois aspectos de nossa completitude.
        João 3:16 " Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito,para que todo aquele que nele crer não pereça ,mas tenha a vida eterna" .
Aqui somos chamados para nos reconciliar com Deus,e não precisamos agir, é só crer.
       1João 3:16 "Conhecemos o amor nisto:que ele deu sua vida por nós,e nós devemos dar a vida pelos irmãos".
Aqui estamos reconciliados e precisamos agir para fazer a vontade de Deus.

segunda-feira, 21 de março de 2011

           3ª característica da falsa religião: A buscar do bem estar pessoal.

          Jeremias 44:17 "...e então tínhamos fartura de pão,e prosperávamos,e não vimos mal algum."

          Esta característica tem sido a mais marcante nos dias atuais.Deus nos encontra para dá refrigério as nossas almas angustiadas.Somos testemunhas diárias das angústias e sofrimento que afligem a nossa espécie.Independente da situação sócio-ecônomica,todos são afligidos,os que buscam a realização nos bens materiais,não deixam de sentirem as mesmas agonias interiores dos que não tem.A busca pela  satisfação pessoal e profissional e pelo conforto pessoal,tem apenas trazidos a certeza dos louvores humanos.Os bens materiais e o conforto pessoal tem que ser escravo de uma vida espiritual.
         A ordem dos fatores, ao contrário da matemática, que não altera o produto final,na vida cristã o resultado fica bem  diferente.Nascemos sem nenhum merecimento de Deus,pois,vivemos em nossos delitos, pecados e nossas boas obras são trapos de imundícias.Apartir da graça ,que muda o nosso estado diante de Deus,não por méritos próprios,mas pela fé na obra redentora de Cristo Jesus.começamos a receber as beneficências imerecidas de Deus.Este mundo passa a ser apenas uma oportunidade de louvarmos e buscarmos a Deus
         Tudo que viemos possuir,um dia ficará para os outros,pois Cristo nos prometeu a ressurreição,para adentramos num mundo que nossa alma aspira.Aquilo que hoje é útopico para o ser humano: Um reino de justiça,paz e fraternidade.Contraditório que pareça ser,aquilo que é material será aniquilado; e o que é espiritual ,em Cristo Jesus se tornará indestrutível.

domingo, 20 de março de 2011

2ª característica da falsa religião: Tradição.

          Jeremias 44:17 "...como nós e nossos pais,nossos reis,e nossos oficiais,temos feitos,nas cidades de Judá,e nas ruas de Jerusalém...".
         O ser humano por natureza é um ser religioso ,mas a cegueira do deus deste século ,fez com o que o foco da religiosidade esteja apontado para o alvo errado.O homem ,quando olha para sí,sem nenhuma máscara que usualmente tem,sente no seu interior um vazio completo.Percebe que vive distante daquilo que ele entende, como algo moralmetne correto.Sente que o bem que quer fazer,não faz.Mas o mal que não quer,faz.Ao invés de se quebrantar para se encontrar com seu criador,ele prefere tentar justificar o seu estado de insatisfação espiritual.Argumentando que todas as religiões conduzem o homem a Deus; mas ao mesmo tempo afirma que falta o amor de Deus no mundo,aonde sobra religiosidade.Justifica sua crença,mesmo com o seu interior plenamente vazio ,baseado na tradição que herdou de seus pais,avós e autoridades.Como afirmou Isaías 29:13 "Diz o Senhor: Este povo se APROXIMA de mim com a boca,e com  os seus lábios ,mas o seu coração está LONGE de mim.O seu TEMOR para comigo consiste só em mandamentos de homens ,em coisas APRENDIDAS por ROTINA."

quinta-feira, 17 de março de 2011

Características da falsa religião

    
  Irei usar como base Jeremias 44:17.Mas o que seria uma falsa religião??Primeiro temos que definir religião como algo que nos religa a alguém superior a nós.Só podemos religar,aquilo que esteve ligado e foi desligado.A nossa espécie tinha um relacionamento íntimo com Deus e ela foi quebrada pelo pecado e a religião faria esta reconciliação.Cada grupo religioso se acha o meio para esta reconciliação,e como fazer para distinguir?Esta avaliação não pode ser a partir de nossos achismos,e sim um parâmetro além de nós mesmos.Todos reconhecer que em matéria religiosa a bíblia é este parâmetro.

          1ª característica da falsa religião :  O caminho da salvação não é Jesus Cristo.

          Trabalhei muito tempo com pessoas ligadas ao alto escalão  da igreja católica,eles me perguntavam o que nós evangélicos tinham contra Maria.Respondia dizendo que não tinhamos nada contra a pessoa Maria,mas a função que lhes dava.Quando o católico afirma " Santa Maria rogai por nós pecadores,"eles estão tirando a função que biblicamente pertence a Cristo."Não preciso ofender a Maria,para reafirmar o papel que só cabe a Jesus.A própria Maria em Lucas 1:47 diz "meu espírito se alegra em Deus,meu SALVADOR,". Em Atos dos Apóstolos 4:12 "Não existe SALVAÇÃO em nenhum outro,pois debaixo do céu não existe outro nome dado aos homens,pelo qual devemos ser salvos".O próprio Jesus afirma: " Eu sou o CAMINHO,a verdade e a vida".Paulo em 1º Timóteo 2:5 "Pois há um só Deus e só MEDIADOR entre Deus e os homens: Jesus Cristo,homem,que se entregou para resgatar a todos.Não precisamos ofender crença de ninguém,só argumentar em cima da vida,obra e ensinamentos de CRISTO.

         Depois escreverei sobre o segundo ponto.

        DELEITA-TE NO SENHOR,E ELE CONCEDERÁ TODOS OS DESEJOS DO TEU CORAÇÃO.

domingo, 13 de março de 2011

Lucas 13:1-5 Imprevisibildade da vida

Refletindo sobre o último acontecimento do Japão,lembrei-me destes versículos.Jesus cita duas tragédias: dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios;E 18 sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou.Cristo questiona: será que eles eram mais culpados do que os outros homens??NÃO. Jesus afirma " Todos de igual modo perecereis.O texto tá falando da imprevisibilidade de nossa existência mortal.A qualquer momento das mais infinitas possibilidades,podemos ser alcançados por uma fatalidade.O próprio Cristo diz " Louco ,hoje te pedirão a tua alma,para quem tens preparado?."A mensagem Cristã que nasceu não de uma teoria,mas de um fato:A ressurreição de Cristo.A nossa fé não é numa imortalidade terrena e sim na nossa ressurreição ao lado de Cristo.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.

Jesus no seu sermão profético registrado em Lucas 21:26 diz "E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas e na TERRA DAS NAÇÕES,em PERPLEXIDADE pelo BRAMIDO do MAR e das ONDAS."
Sei que nos dias atuais,aonde tem se entronizado o homem e sua soberba no trono do louvor que só caberia a DEUS,parece absurdo relacionar um fato atual como comprovação das verdades bíblicas.É impossível não meditar no texto,e sentir a sua realidade neste momento.É ler com a razão e se render a fé cristã.Ver uma profecia registrada pelo médico Lucas a quase 2.000 mil anos,e ver a confirmação dela diante de todas as nações como ele previu.Olhar a imagem (BRAMIDO DO MAR E DAS ONDAS),e perceber as reações das pessoas(PERPLEXIDADE),tanto as que sofreram as consequências da tragédia,como nós que apenas acompanhamos o noticiário e presenciar as verdades de uma profecia.Somos assim não contemporãneo de uma tragédia,mas da realidade de uma profecia.

Bijuterias usadas pelas mulheres em Isaías 3:18-24

Irei falar apenas por curiosidades de Isaías 3:18-24: que descrevem como algumas mulheres na época do profeta usavam algumas bijuterias.
O texto fala de : " ornamentos dos pés,tocas,adornos em forma de lua,pendentes,braceletes,estolas,gorros,ornamentos das pernas,cinto,caixinhas de perfume,brincos,anéis,jóias de nariz,vestidos de festas,mantos,xales,bolsas,espelhos,linho finissimos,turbantes e véus"

quarta-feira, 2 de março de 2011

Melhor está na casa que existe luto do que numa que há banquete!

Olhando superficialmente ,parece não ter sentido esta frase.Meditando nela, trazemos sossego para nossos corações aflitos.Numa casa que existe luto,encontramos a certeza de que aquele destino é o mesmo que um dia todos nós iremos abraçar.A morte é apenas uma lembrança do que realmente somos:uma folha numa árvore,uma nuvem passageira...ela quebra a nossa visão da certeza das coisas materiaia,ao contrário do que aprendemos.E assim podemos voltar para as coisas espirituais,qua são permanentes.Deixamos de nos enxergar como condutores de nossas vidas,porque ela vai de encontro ao um destino que não podemos alterar.Reflitindo, podemos chegar a conclusão de que somos criaturas e como tais somos finitos. Ao aceitarmos nosso estado de criatura,podemos dá o primeiro passo, para elevar os nossos olhos humildemente e procurar o nosso criador.E assim o único sentido da nossa existência que seria a morte ,olhando para o autor e consumador da fé,vai se tornando vida em abudante.
Aquele crê em Cristo" passa da morte para vida"João 5:24