sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Amor : Sobre o Olhar Machista!

                 

                                    A primeira pessoa que relacionamos ao sentimento amor, é a nossa mãe.Sentimento que envolve alguém que nos carerrgou;nos alimentou;cuidou de nós . Ou seja relacionamos amor a todo um aparato de comodidade,dependência e aconchego. Amor seria uma plena satisfação física , emocional , sentimental ,psicológica ...Quando criança sempre temos um pouco de paciência para aguentar qualquer insultos,menos os que são dirigidos a nossa mãe.Nos tornamos guerreiro em defesa do objeto do nosso amor : Mãe. Chegamos adolescência e aqui começamos a misturar  dois aspectos: Amor e Sexo. Creio que a partir daqui o homem , vai misturando tanto ambos  que o amor  fica obscurecido pelo sexo.Levando em conta que na psiquê  do homem, o sexo em  quantidade é a "certeza" do quanto é macho. Motivação masculina cheia de egoísmo,enquanto amor é compartilhar com alguém.Normalmente o homem refere-se o ato sexual como sinônimo de amor.O amor pode se manifestar através do sexo mas nem todo sexo é manifestação do amor.

                    O ideal do ser macho,transmitido pela cultura machista é desprovido de valores sentimentais...Não chore pq vc é homem..sensibilidade é coisa de mulher.... Vivemos um dilema: Queremos chorar por aquela cena romântica  que toca o nosso ser real.Mas temos que sufocar o choro, porque ali tá a "prova" que não sou " tão" macho,e temos que segurar a lágrima que começarem a correr pela face,para não ferir o "'ideal" do homem  machista.'...vamos crescendo  em busca da auto afirmação masculina,mesmo que para isso temos que "domar" as nossas caracteristicas sentimentais. O amor, e sua ligação direta com o sentimentalismo, o torna algo secundário para os homens.Admiramos as histórias amorosas mas as preterimos  na hora de vivênciá-las em busca da idealização machista..Ao fato que a palavra amor ,é costumeiramente usada  para designar muita vezes o ato sexual.O amor nos traz a lembrança  desde a infância de aconchego e dependência de outra pessoa.  Ao invés do Sexo,desde as primeiras experiência, um sentido mais individual . E muito mais pertubador e inquietante, tanto fisico como emocional.

                    No jogo das relações sentimentais, paquerar,namorar,noivar e casar ...Diria que a espécie masculina "joga",não com o objetivo de encontrar o elemento amoroso.Ele procura auto realizar o ser machista. Diria que existe mais empenho no homem no jogo da conquista do que na mulher conquistada.Ele sabe usar neste momento, aquilo que classificamos como sinais de romantismo,não como o fim em si mesmo. Mas o meio mais rápido para  mais uma conquista ,ele procura na quantidade a prova para si,da sua "eficiência" masculina.O realizar da imagem masculina sobrepõe a realização amorosa.Não porque sejamos desprovido do desejo de viver intensamente um verdadeiro amor.Diria que não conseguimos nos livrar do ideal machista.Vivemos um paradoxo : Um conceito do ser masculino em contradição com o que sentimos como ser masculino.

                   Claro que à esperança .E ela está numa nova definição do ser masculino.Tanto a partir do próprio homem; das mulheres e  da sociedade!....Quando os gestos amorosos foram valorizados. Ou hoje um homem romântico teria mais êxito com as mulheres do que um consumista ? Um cartão de crédito é menos desejado do que um buquê de flores ?  O homem  basta começar a viver da mesma forma  que escreve sobre o amor.Pois os poetas e escritores desnudam sem nenhum tipo de restrições,o que  vestimos,calçamos e nos ornamentamos com valores machistas, Para  nos escondemos de vivenciar o : AMOR.

7 comentários:

  1. Olá querido amigo!
    Passando para lhe desejar um bom final de semana!
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Muito lindo!
    Abraços e uma boa terça-feira pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Oii Non!
    Muito bom o texto...
    Voltarei aqui mais vezes.A propósito, já estou seguindo, se quiser seguir,seja muito bem-vindo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Passando para lhe desejar um bom domingo!
    Beijos meus

    ResponderExcluir
  5. Olá Amigo, só agora cheguei no seu blog e cheguei para ficar, parabéns pelo texto, lindo, tudo de bom e que Deus nos abençoe hj e sempre, Abraçoss!!

    ResponderExcluir
  6. Quando os "homens"( generalizei pelo gênero masculino,rs) entenderem que gênero não exclui os mais elevados sentidos do ser humano, serão mais doces,mais suaves,mais companheiros, menos ogros ,continuarão sendo machos no melhor sentido da palavra e serão mais felizes,hahahaha!

    Texto legal demais, Menino não nascido!
    Fico feliz sabendo que voce procura o caminho do macho humanizado, bem mais interessante, com certeza!
    Voce como sempre, uma taça de morangos com creme!
    Obrigada pelas deliciosas palavras la no meu espaço!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto.
    E realmente há esperança! Que criaturas que valorizam os sentimentos nobres sejam (re)descobertas a cada dia.

    ResponderExcluir