terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Esaú da Amargura a Ternura.

                               Hoje vamos falar de Esaú do homem que tinha um coração cheio de amargura e que com o tempo,transforma o seu coração num mar cheio de ternura. Esaú é filho de Rebeca e Isaque, um casal que se amava desde do primeiro encontro (Gên: 24:67),nem o tempo  conseguia tirar o afeto de Isaque pela sua esposa Rebeca (Gên: 26:8). A vida de Esaú desde o princípio tivera como marca uma rivalidade com seu irmão gêmeo, Jacó. No ventre da mãe os dois lutavam,literalmente por espaço ( Gên:25:22), Esaú aparetemente parece entender que é preterido pelo seu irmão Jacó (Gên:25:23), e revela um temperamento inquieto, gostava de caçar e Jacó  era mais calmo e habitava em tendas(Gen: 25:27).

                       Apesar do exemplo que nos deixaram como casal que se amava profundamente ,Isaque e Rebeca , não tiveram sabedoria na criação dos filhos, cada um teve uma preferência por um dos seus filhos e ainda por cima alimentava a rivalidade entre eles. (Gên: 25:28)(Gên:27:5).Esaú inquieto por temperamento,numa atitude irracional diante de uma dificuldade momentânea, abre mão de seu direito de primogenitura. (Gên: 25:34 e  Hebreus 12:16). Jacó com seu jeito manso percebe mais uma oportunidade para enganar o seu irmão (Gên: 27:12).

                      A rivalidade entre eles passam para o campo do ódio(Gên:27:41). Esaú agora irado deseja vingar-se de Jacó ,jurando em tirar a vida dele.(Gên: 27:45).O seu pai Isaque acometido de uma enfermidade (Gên: 27:1),começa tomar atitude em favor de Isaque. Depois de ter abençoado Isaque(Gên: 27:25) e apoiado na decisão de buscar uma esposa fora de canaã,Esaú percebe que até o apoio paternal começa a perder, sabendo da preferência de Rebeca por seu irmão Jacó(27:5),com o coração amargurado e impedindo  o uso da razão, começa a ter atitudes para irritar os seus pais(Gên: 27:46) e ( Gên 28: 8,9) casando com cananitas (Gên : 26:34) e (Gên : 28:9).   

                             A Bíblia continua narrando a história de Jacó,mas silência sobre Esaú.Durante este período se passam 20 anos.(Gên 31:38). Este tempo foi suficiente para transformar o coração de Esaú cheio de mágoas e ódios, num coração transbordante de ternura. Em compensação, o coração de Jacó continuava cheio de temor (Gên: 32:7,8,11) .Jacó tinha guardado dentro de  si a última imagem que tivera do seu  relacionamento com seu irmão,alguém irado e odioso.Jacó não conseguia imaginar: um Esaú transformado, pensa numa estratégia para agariar a simpatia do seu irmão( Gên: 32:20). Chega o dia do reencontro (Gên: 33:1) acó levanta  os olhos para tentar confirmar os temores que mora em seu  coração, mas de repente ele é supreendido pela reação de Esaú (Gên 33:4).Esaú o abraça ,o beija e eles choraram.Um Esaú verdadeiramente transformado,ao ponto de Isaque em seu fim de vida(Gên: 35:29),ver a união fraternal de seus filhos: Esaú e Isaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário