domingo, 23 de janeiro de 2011

Raabe : De Prostituta a Serva de DEUS.

No nosso juízo de valor, o que esperamos de uma prostituta,senão atitudes que não mereça nenhuma citação elogiosa.Alguém que só mereça a nossa condenação através de adjetivos pejorativos.A Bíblia trata de Raabe uma prostituta,de quem encontramos virtudes,que achamos inexistir,em pessoa com este estilo de vida.

RAABE HOSPITALEIRA: Acostumada a receber homens que vinham satisfazer seus prazeres sexuais,e usufruir do seu corpo e deixar vazia a sua alma.Os dois jovens  judeus,que entram na sua casa, a procura depois de andarem e observarem  a cidade de Jericó.Eles a procuram não por motivos sexuais,mas como proteção para exercer uma missão de que foram incubidos.Encontra no lar de Raabe,a confiança necessária para se protegerem.

RAABE SOLIDÁRIA:Ela tem a possiblidade de ganhar dinheiro,não prostituindo o seu corpo,mas denunciando os espias que ela escondia em sua casa;O próprio rei  a manda interrogar,Raabe coloca sua vida em risco para proteger os dois jovens de uma nação estranha,prefere ser solidária com  a causa deles do que colaborar com  o seu rei.

RAABE TEMENTE A DEUS:Sendo criada numa nação que não conhecia a DEUS,Raabe começa a ouvir falar das grandezas de DEUS;Ela sente o seu interior ser incomodado por esse DEUS poderoso e começa a invocá-lo;E começa a agir de forma que agrade a este DEUS.

RAABE PROVEDORA DA FAMÍLIA: Ela  que vendia seu corpo para satisfazer os prazeres carnais daqueles que a procurava,e assim tirar o seu sustento  e de sua familia.Agora faz uma aliança,que pode lhe custar sua vida , para salvar seus familiares.E proporcionar uma mudança de vida para si.

RAABE CHEIA DE FÉ:Confiou em cada palavra dita pelos espias.Assim convenceu os seus familiares a ficarem com ela.Apesar da tragédia que iria  abater o seu povo e sua cidade,creu que poderia ficar salva,por que entedeu que DEUS é poderoso para proteger aqueles que se entrega ao seu projeto.

Raabe uma prostituta do antigo testamento,é citada de forma elogiosa no novo.Aparece na Genealogia de Cristo no livro de Mateus.Mãe de Salmon;avó de Obede;Bisavó de Jessé e tataravó do Rei Davi.Em Hebreus é sinônimo de fé,Sendo gentia creu em DEUS,e demostrou sua crença protegendo os espias.E Tiago fala da hospitalidade e cuidado que ela teve com os jovens Judeus.Raabe é o exemplo de que uma vida só é transformada,quando aceita andar segundo o caminho de DEUS.

Um comentário:

  1. Maravilhoso seu texto meu amigo. Deus pode sim transformar qualquer um, basta dar o primeiro passo,e confiar nEle. Paz!

    ResponderExcluir