quarta-feira, 6 de abril de 2011

BATE SEBA : Exemplo da mulher intensamente desejada.

  •                      No tempo que os reis saiam a guerra (2Sam 11:1)) o texto salienta a negligência de Davi, na sua função de chefe de estado. Enquanto deveria está comandando uma batalha,o rei estava passeando de forma ociosa pelo palácio(2Sam 11:2). Do alto de sua ociosidade, ele contempla uma mulher se lavando e de beleza tal,que o autor bíblico exalta a sua formosura(2Sam 11:2). Davi,aguçado pelo desejo sexual masculino que está na visão( tese do psicoterapeuta Flávio Gikovate),se informa quem é ela e seu estado civil (2Sam 11:3) Davi sente um desejo irracional e insaciável ,por Bate Seba, e usa o seu poder de rei para possuir-la (  termo marchista para mostrar a posse da mulher) sexualmente.
                   Bate Seba  depois da relação sexual ,voltou para casa com seus direitos de mulher e esposa violados. E agora gestante,  tem um problema moral e legal  diante de si ( 2Sam 11:5). Davi parece que quer consertar a situação ,e para  isso vai usar de artimanhas,para  tentar ludibriar o esposo Urias(Sam 11: 8,12). Monstrando interesse pelas informações sobre guerra, a qual ele deveria está lá,e não cometendo adultério,Davi tenta simular um ambiente íntimo em que Urias possa está ao lado de sua esposa Bate Seba(2 Sam 11:8). E assim fazer com a gestação dela,seja atribuído a ele.Urias como um instrumento vivo de repreensão de Deus na vida de Davi,age de modo digna(2Sam 11:9,11,13),contrapondo as atitudes canalhas do rei. O profeta Natã revela os pecados cometidos por Davi: adultério  e homicídio (2 Sam 12:9) e profetiza as conseqüências para sua familia (2 Sam 12:10). A criança que nasce  da relação falece, mesmo Davi tendo orado e jejuado (2 Sam 12:22). Bate Seba é consolada com o nascimento de Salomão (2 Sam 12:24).
          Bate Seba representa as mulheres de todas as épocas,que por causa dos seus atributos (...era esta mulher muito formosa à vista.2 Sam 11:2),são desejadas intensamente pelos homens. Se aqui Davi ,usou o poder absoluto de rei para tê-la sexualmente. Nos dias atuais, os homens tem buscado o sucesso profissional,status social ou possuir riquezas ,como meios para conquistar estas mulheres. Esta busca, não tem como finalidade uma vida amorosa plena, mas si da satisfação pessoal.  Se sentir um conquistador cheio de êxito,exibindo a mulher como um objeto conquistado,e não como mulher. A mulher como um monumento a exibir e não para construir uma relação satisfatória.  Uma exaltação ao ego e não um compartilhar de uma vida comum sentimentalmente. Claro que algumas mulheres perceberem nos dias atuais que  com estes atributos, podem obterem vantagens: pessoais,profissionais e materiais. Essa mulheres pregando e vivendo uma falsa igualdade aos dos homens,copiaram o que tem de mais desprezível no comportamento masculino. E assim elas  caminham pelo vazio sentimental, que tem acompanhado os homens que vivem neste jogo de conquistas. E aquelas  mulheres que buscam outro caminho,venham  a ser o modelo copiado.

5 comentários:

  1. Nonato, parabéns por fazermos desfrutar de leituras tão maravilhosas, com ótimo teor informativo. Continue sendo esta pessoa maravilhosa que tanto me encanta. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi to passando pra desejar um bom dia e dizer que te indiquei ao Engenholiterarte passa lá em meu blog e da uma olhadinha,bjos de bom dia.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz... esta história nos traz muitas lições, princialmente no atual contexto histórico; Deus abençoe, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Saber que você existe
    E que posso contar contigo
    É o suficiente para saber que
    Não estou sozinha.

    Amizade é isso:
    Doar-se sem reservas.
    Amizade sem fronteiras é:
    Sentirmos espontaneamente
    Que o outro não é uma simples pessoa
    Mas um ser muito especial
    Que chamamos de amigo(a)
    Não por chamar mas por de fato o ser
    Quer seja no virtual ou no real
    Sempre é bom o ter.

    Te desejo um lindo fim de semana,com muita paz e amor.

    ResponderExcluir
  5. Olá meu querido, tem um selinho tem um selinho que foi conferido aos blogs de popularidade: blogs que atingirem a aceitação do público. O selo foi criado com a intenção de promover o reconhecimento por um trabalho que agrega valor à Web. E eu estou te oferecendo pega lá ok. bjs!

    ResponderExcluir