domingo, 3 de abril de 2011

Rute a gentílica: Nora da Prostituta Raabe e ambas, ancestrais de CRISTO!!!!!

                       Uma familia judaica saiu de Belém para ir morar no país de Moabe. Elimeleque,sua esposa Noemi e seus 2 filhos: Malom e Quiliom. Eles partiram por causa da fome que havia na terra de Judá. Elimeleque faleceu e pouco tempo depois seus filhos se casam com duas Moabitas: Malom com Rute e Quiliom com Ofra(1:1-5)  Lembrando que os judeus,por questão de manter a identidade nacional,não aceitavam casamentos com pessoas de outras nações.Após quase 10 anos morando em Moabe,Quiliom e Malom também faleceram.  Noemi viúva,e sem seus filhos e distante da terra natal,pretende voltar para seu país.Fica sabendo que o período de seca acabou e agora vive um período de fartura.(1:6) Mostrando sinceridade,Noemi faz um relatório nada positivo para sua noras e deixa nas mãos dela a escolha de buscar novos caminhos(1:11-13). Ofra mostra um certo carinho com Noemi mas pretende ficar em Moabe(1:14). Rute segue o sentimento de apego a sogra,e vai com ela. Depois de 10 anos ,Rute faz confissão de fé ao Deus de Israel(1:16).
                  Sem nenhuma perspectiva positiva, Rute mostra um coração disposta a ajudar a Noemi (2:1). Esta sua busca solidária ,a conduz ao   único caminho que poderia restaurar a situação econômica de Noemi (2:3). Mesmo sendo estrangeira,e um certo preconceito que existia por parte de alguns judeus,Noemi tem sua virtudes reconhecida (2:6). A sua determinação atrai as benevolências do proprietário da terra,Boaz (2:7-9) .  Ela toma conhecimento que Deus está tomando conta dela pessoalmente(2:12). Sua atitude determinada lhe proporciona algumas conquistas: encontra um local fixo para trabalhar (2:23) ;alimento  para ela e Noemi (2:18) e proteção como mulher da violência sexual (2:9" dei ordem aos servos,que não te toquem") e ( 2:22 " ...que noutro campo não te molestem")
              Consciente do seu direito,ela não fica limitada pelo papel imposto pela sociedade e não tem medo de ser injuriada (3:14). Prefere as angústias da luta pelo seu direito,do que o direito a tranquilidade do conformismo de sua situação. A sua luta como mulher ,estrangeira e solidária,se torna o instrumento usado por Deus, para fazer beneficências a familia de Elimeleque (2:20). Mostra o Deus que está no controle da vida de Noemi,aparentemente ela tava navegando sem rumo : Saiu do seu país;perdeu o esposo e os dois filhos;tinha uma nora gentílica  e não tinha herança nenhuma. Ao ponto de Noemi,se auto chamar de  Mara:"grande amargura me tem dado o todo poderoso" (1:20)
             Rute que era chamada de estrangeira (1:6),é comparada a Raquel e Lia, mulheres que edificaram a casa de Israel (3:11). Para um povo que sempre proibiu a união com nações estrangeiras, é um grande reconhecimento a esta mulher gentílica. Dado curioso que Boaz,era filho da Prostituta Raabe e como consequência  uma gentílica se torna nora de uma postituta e assim ambas fazem parte da gloriosa genealogia de Cristo

2 comentários:

  1. PAZ QUERIDO IRMão
    PASSEI PARA RETRIBUIR SUA VISITA, OBRIGADA PELAS PALAVRAS LÁ NO MEU ESPAÇO, É MUITO GRATIFICANTE PODER TOCAR NO CORAÇÃO DA PESSOAS COM AS PALAVRAS DO REI.
    VOLTE SEMPRE QUE QUISER.
    MARAVILHOSO POST, ME EDIFICOU MAIS UMA POUCO.
    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA
    NA PAZ DE CRISTO

    ResponderExcluir
  2. Que seus objetivos,sejam conquistados
    Desejo que tua semana seja iluminada,
    cheia de paz saúde e prosperidade.

    Que Sua capacidade seja tão aprovada
    como a alma mais povoada…
    E nosso afeto seja tão verdade
    como é nossa amizade."

    Um grande beijo,tenha uma exelente semana,cheia de novidades e realizações.

    ResponderExcluir