sábado, 30 de abril de 2011

A IGREJA EM ATOS : ENSINAVA A VENDA DE BENS ??????



               " VENDIAM suas propriedades e bens ,e dividiam-nos entre todos,segundo a necessidade de cada um " Atos 2: 45 e " Não havia entre eles necessitado algum. De fato,os que possuíam terrenos ou casas, VENDENDO-AS  ,traziam os valores da VENDA " Atos 4:34. Será que esta prática,era um ensinamento da igreja ? ou apenas uma maneira pessoal de alguns  indivíduos,contribuíram  com o reino ? Era uma norma coletiva ou apenas uma prática de corações desprovidos desta vida?  A cada dia  as igrejas,ou a grande maioria delas,tem tido dificuldades para falar destas passagens.Como as igreja tem sido invadida por princípios seculares,principalmente do Liberalismo econômico,com seu individualismo exarcerbado,a valorização do ter ao invés do ser,a entronização do egoísmo... Enquanto que em atos percebemos a solidariedade,a valorização do ser e a busca de uma vida altruísta. Por isso a relutância de alguns pastores de ensinarem sobre os valores da igreja dita primitiva. E chegam  afirmarem categoricamente,que estes princípios não podem mais serem aplicados nos dias atuais.
               Se analisamos Atos 5: 1-11,veremos que esta prática da venda de bens,não era um mandamento para toda igreja,mas uma atitude  individual  de alguns corações compromissado ao extremo  com o reino. Em atos 5:1 Ananias com a concordância de Safira " VENDEU uma propriedade",aqui temos uma decisão do casal ,sem nenhuma interferência da igreja.No versículo 2 " Mas com a conivência da esposa,reteve parte do preço. Levando depois uma parte ,depositou-a aos pés dos apóstolos". Fico imaginando nos dias atuais,que Ananias e Safira,seriam neste momento,exaltado dentro da igreja,como exemplos de  contribuidores do reino! " Disse-lhe então Pedro "Ananias,porque encheu satanás o teu coração para mentires ao Espírito Santo,retendo parte do preço do terreno ? ". Pedro, não preocupado com o aporte de recursos,mas sim ,se eles estavam com o coração de acordo com propósito de Deus. Pedro não olha para o valor da riqueza depositada,mas o depósito vazio  que estava no coração deles. A pobreza espiritual de quem deveriam ser ricos de exemplos,nos ensinamentos do nosso Senhor Jesus.
               No versículo 5, a prova cabal de que desfazer dos bens,não era um ensino da igreja de atos.E sim uma forma de alguns irmãos servirem ao Senhor,por própria opção. "Porventura,MANTENDO-O não permaneceria teu e, VENDIDO ,não DISPORIA DO DINHEIRO ?  Por que ,pois, concebeste em teu coração este projeto ? Não foi a homem que mentiste,mas a Deus". Pedro afirma que Ananias poderia permanecer com o terreno,ou mesmo depois de VENDIDO  ficar com todo dinheiro. Não é a pobreza material que leva o homem automaticamente a Deus,mas sim a do Espírito.
               Aqueles que tem sido abençoado com bens neste mundo,deixo 1 Timóteo 6: 17 a 19: " Aos ricos deste mundo ,exorta-os que não sejam ORGULHOSOS,nem ponham a esperança na INSTABILIDADE DA RIQUEZA,mas em DEUS,que nos provê tudo com abundância para que nos ALEGREMOS.Que façam o BEM , se ENRIQUEÇAM com BELAS OBRAS, sejam pródigos,capazes de PARTILHAR. Estarão assim acumulando para si mesmos um BELO TESOURO para o futuro,a fim de OBTEREM A  verdadeira VIDA."
 

Um comentário:

  1. Os bens materiais não caracterizam uma distorção do coração, desde que não sejam o centro da existência humana, desde que não nos tornemos tão ambiciosos a ponto de não enxergarmos mais a Deus.
    Como sempre, um belo post.
    E me perdoe pela ausência, vou tentar me organizar melhor. Rsrs. Obrigada pela visita ao blog e pelos comentários sempre gratificantes.
    Um abraço!

    ResponderExcluir